POLO BELÉM
ALARGANDO FRONTEIRAS EDUCACIONAIS: POLITICAS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO E INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA
Coordenador(a): Eugenia da Luz Silva Foster
Descrição: Trata-se de um projeto de investigação em âmbito internacional envolvendo três países (Brasil/Amapá, República De Cabo Verde, Guiana Francesa) que tem como objetivo realizar um estudo comparativo das políticas adotadas por cada sistema de ensino envolvido na pesquisa, em diálogo com os movimentos sociais, no sentido de promover a inclusão das diferenças sócio-culturais e raciais, bem como o combate ao racismo na escola.
Período: 2019 - Atual
A EMERGÊNCIA DA ABORDAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Coordenador(a): Genylton Odilon Rego da Rocha
Descrição: Neste projeto o objeto de estudo será a emergência da abordagem científica no ensino da geografia escolar, no Estado do Pará. Por se tratar de um estudo de caráter histórico - nossa intenção é desenvolvê-lo sob a luz da chamada história das disciplinas escolares -, o mesmo se constitui em mais uma contribuição para a consolidação do emergente campo da história do currículo e mais precisamente, da história das disciplinas escolares...
Período: 2018 - Atual
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa
PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA: SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA
Coordenador(a): Wilma de Nazaré Baía Coelho
Descrição: O projeto analisará as relações que os adolescentes, estudantes de seis escolas da Rede Pública da cidade de Belém - no Estado do Pará, engendram no ambiente escolar, por meio de três dimensões complementares. Por um lado, a pesquisa realizará uma etnografia do espaço escolar, considerando as relações de poder estabelecidas entre os adolescentes, a partir dos grupos nos quais se inserem; por outro lado, a pesquisa sopesará as representações que os adolescentes formulam sobre as relações vividas dentro do espaço escolar; além disso, analisará os modos pelos quais os educadores (professores, gestores e coordenadores pedagógicos) lidam com tais sociabilidades. EQUIPE DO PROJETO/PESQUISADORES E COLABORADORES Profa. Dra. WILMA DE NAZARÉ BAÍA COELHO (UFPA) Coordenadora Prof. Dr. MAURO CEZAR COELHO (UFPA) Pesquisador Prof. Dr. CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA (UFPA) Pesquisador Profa Dra NICELMA JOSENILA COSTA DE BRITO(Núcleo Gera) Pesquisadora Profa Dra KÁTIA EVANGELISTA REGIS(UFMA) Pesquisadora Prof. Dr. ARTHUR BELFORD POWELL (Rutgers University-Newark). Prof.Ms. FELIPE ALEX SANTIAGO CRUZ (UFRA) Colaborador Profa Ms. RITA DE CASSIA CABRAL RODRIGUES DE FRANÇA (Escola de Aplicação/ UFPA) Colaboradora Profa Ms. ANNE DE MATOS SOUZA FERREIRA (Instituto Federal do Mato Grosso) Colaborador.
Período: 2019 - Atual
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq - Bolsa e Auxílio Financeiro.
POLO MANAUS
ACOMPANHAMENTO DE DOUTORES EGRESSOS DA REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ? REAMEC: IMPATO DA SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
Coordenador(a): Evandro Ghedin (UFAM)
Descrição: Neste projeto articulamos em rede 09 Estados da AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA- ALB, associados á REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ? REAMEC. Na busca de diagnóstico permanente das ações formativas do Programa de doutorado para permanente planejamento temos como questão central : Qual impacto de Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Região da Amazônia Legal Brasileira pode ser identificado na Educação Básica e superior a partir da atuação dos professores- pesquisadores egressos? Nosso recorte contempla os nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e a Área de conhecimento (Ensino, Área 46), especificamente Educação em Ciências e Matemática, com subprojetos por Estado e de foco de investigação (educação infantil, educação básica, ensino superior, educação profissional e tecnológica, educação não formal). Os subprojetos corresponderão a estudos locais de doutorandos e docentes de cada estado sob a coordenação do Representante Estadual. Adotaremos uma abordagens de pesquisa qualitativas sem prescindir de dados quantitativos necessários. Utilizaremos procedimentos como: entrevistas semiestruturada, questionários com questões semiabertas, análise de nuvens de palavras, recortes de narrativas e grupo focal, entre outros, e procederemos a análise do conteúdo expresso nos instrumentos. O enfoque de metodologias quantitativas, será através da busca a bancos de dados e da aplicação de questionários para egressos dos PG em Ensino (2011-2020). Objetivamos, ao final com os resultados produzidos por esta pesquisa, apontar para ações de impacto da PG na Região da Amazônica e contribuir para a tomada de decisões para a superação das assimetrias regionais, relativas a formação em Pós Graduação e e sua inserção na Educação Básica..
Período: 2020 - Atual
CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO RIZOMÁTICA DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Coordenador(a): João Luiz Barros (UFAM)
Descrição: O pensamento filosófico e educativo das múltiplas compreensões sobre o sentido e significado do corpo e tessituras de saberes plurais, heterogêneos, curriculares e das experiências problematizam o domínio de práticas pedagógicas dicotômicas na educação básica. Neste sentido, na perspectiva de dialogar com o contexto das escolas municipais e estaduais do Estado do Amazonas, trazemos este projeto de pesquisa com o intuito de estudar e pesquisar docentes e discentes em suas práticas pedagógicas, os quais vivenciam situações que impedem ou possibilitem uma aprendizagem e desenvolvimento humano em sua totalidade, complexidade, singularidades e incertezas no processo educativo, sobretudo considerando o desejo de afirmar a importância da corporeidade e sua contribuição nas atividades pedagógicas cotidianas, abrangendo uma proposta rizomática e de formação humana plena do cidadão. Através da interlocução com autores como Assmann, Capra, Deleuze, Guattari, Maturana, Varella e Foucault; consideramos a corporeidade como processo, assinalando-a com uma proposta científico-pedagógico-filosófica coerente com uma perspectiva emancipatória e contra-hegemônica do corpo que, para além do racionalismo clássico linear de entendimento da realidade, compreende o conhecimento como um campo de conexão entre as diversas possibilidades interpretativas. Evidenciando que na Educação Básica não cabe mais a organização disciplinar do conhecimento, as noções de rizoma e de corporeidade viabilizam múltiplas produções de sentidos, significados e saberes diversos..
Período: 2020 - Atual
POLO SANTARÉM
LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Coordenador(a): José Ricardo e Souza Mafra (UFOPA)
Descrição: O objetivo principal do projeto LEMM é investigar ciclos de modelagem que contribuam para a educação STEM no contexto amazônico do ensino de ciências e de matemática. O projeto LEMM se justifica ao pretender reconhecer e ressaltar a importância da educação STEM na Amazônia, de modo que professores em formação e professores em exercício da educação básica do oeste paraense desenvolvam um entendimento de valorização de temáticas regionais como ponto de partida para o planejamento de ciclos de modelagem visando a uma prática pedagógica inovadora e ativa. As ações e os procedimentos desenvolvidos no âmbito do projeto LEMM deverão favorecer um cenário para investigar ciclos de modelagem que efetivamente contribuem para educação STEM no contexto amazônico de ensino de ciências e de matemática. Num primeiro momento, os participantes do projeto, sob supervisão do coordenador e/ou do vice-coordenador, farão visitas a escolas públicas de Santarém a fim de fazer diagnóstico inicial sobre a implementação, o uso e a manutenção de materiais educacionais para o ensino de ciências e matemática; bem como farão entrevistas com professores da educação básica para identificar como esses materiais didáticos estão sendo utilizados e se promovem de alguma maneira competências científicas. Esse momento será finalizado com a tabulação dos dados da pesquisa diagnóstica. Num segundo momento, com base nos resultados da pesquisa diagnóstica em que serão focalizadas as necessidades e os anseios dos professores com relação a materiais educacionais em que serão desenvolvidos ciclos de modelagem que contribuam efetivamente para educação STEM nas escolas parceiras do projeto. Num terceiro e último momento, os ciclos de modelagem produzidos serão aplicados e avaliados. Tal aplicação será registrada por meio de imagens, de vídeos, de registros escritos para posterior análise. Os materiais produzidos serão analisados visando a interpretá-los quanto a possibilidades e desafios para educação STEM no contexto amazônico. Para subsidiar as análises, serão construídos relatórios com dados qualitativos e quantitativos, quadros e gráficos demonstrativos. O terceiro momento será finalizado com a interpretação de dados e publicação dos resultados alcançados...
Período: 2020 - Atual
PESQUISA APLICADA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Coordenador(a): Juracy Machado Pacífico (UNIR)
Descrição: A proposta surge do trabalho de pesquisadores que possuem uma longa trajetória de pesquisas e produções na área de Educação, bem como de parcerias estabelecidas em diferentes contextos, seja no âmbito da graduação, da pós-graduação ou da atuação em associações científicas e profissionais. Inicialmente estão envolvidas as instituições: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Uninove; PUC-SP; Universidade Federal de Rondônia. O projeto de investigação parte da necessidade observada por um grupo de pesquisadores que, envolvidos em programas de pós-graduação em diferentes regiões do país, vem fazendo indagações convergentes sobre as pesquisas na Área de Educação. Como ponto de partida definimos pela realização de um levantamento denominado de ?estado do conhecimento? das pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação que tenham como foco o estudo de temáticas da Área de Educação, a partir de pesquisas aplicadas. O projeto visa analisar como e quando a questão da pesquisa aplicada aparece nas pesquisas em Educação no Brasil, no sentido de que a análise crítica dos estudos sobre as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação em educação possa identificar contribuições das pesquisas aplicadas para a melhoria da qualidade da educação e de sua avaliação no país. A pesquisa terá delimitação temporal de 10 anos para realizar o levantamento das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação, que apontem a pesquisa aplicada como abordagem teórico-metodológica. O projeto vincula-se à Rede Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação (RIPAE), que está sendo constituída, tendo os coordenadores institucionais desse projeto de pesquisa como proponentes...
Período: 2018 - Atual
FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES COLABORATIVAS NA REGIÃO AMAZÔNICA
Coordenador(a): Solange Helena Ximenes Rocha (UFOPA)
Descrição: O projeto objetiva promover espaços de desenvolvimento e aproximação entre a universidade e as escolas parceiras nas ações de caráter colaborativo com base em princípios de continuidade, inovação científico-pedagógica e (trans)formação dos processos de aprendizagens científico-pedagógica e interinstitucional para melhoria da formação científica na educação básica no Oeste do Pará...
Período: 2020 - Atual
DESVELANDO OS MEANDROS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA AMAZÔNIA: DO OFICIAL AO INSTITUÍDO
Coordenador(a): Tania Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA)
Descrição: O processo de redemocratização do estado brasileiro levou ao enfrentamento de dificuldades históricas da educação no que tange ao acesso e à permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola, ou na universidade, com qualidade social. Se por um lado, há todo um conjunto de ações na direção da constituição de políticas públicas de educação visando melhoria da qualidade da instituição educativa, por outro vemos ainda os baixos índices de aproveitamento, seja na educação básica, seja no ensino superior. Essa contradição nos mobiliza, enquanto pesquisadores, a nos debruçarmos sobre a questão, principalmente quando pensamos na diversidade cultural presente na Amazônia brasileira. A análise da mesma nos remete a um quadro que não é somente brasileiro, ou seja, outros países da América Latina compartilham de dificuldades semelhantes. Visando compreender mais amplamente a questão, este projeto se articula com a pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA, e integra também estudos doutorais do programa PPGSND/UFOPA, de maneira a propiciar uma ampliação da visão destes problemas tendo as experiências de educação integral na Amazônia como objeto de estudo, desde a temática transversal da ambientalização. Para tal, nos propomos realizar inicialmente um estudo do estado da arte sobre essas temáticas junto aos programas de pós-graduação em educação da região, bem como compreender como os professores manejam os conceitos de desenvolvimento, aprendizagem e sustentabilidade no âmbito da sala de aula e produzem práticas que sejam bem-sucedidas, dando destaque para a inclusão digital numa perspectiva da inclusão social, com vistas a propor objetos educacionais que venham a favorecer o aprendizado de forma significativa. Neste sentido, adotamos os princípios da educação integral politécnica no âmbito da Educação básica e Superior, e assumimos como nosso lócus do estudo empírico a cidade de Santarém, Pará...
Período: 2015 - Atual
POLO TOCANTINS
PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA – EDITAL Nº 21/2018/CAPES.AÇÕES INTEGRADAS DE ENSINO E PESQUISA PARA QUALIFICAR A FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: PARÁ, TOCANTINS E RIO GRANDE DO NORTE
Coordenador(a): Jocyleia Santana dos Santos (UFT)
Descrição: O PROCAD-AMAZÔNIA referente ao edital Nº 21/2018 da CAPES é coordenado pelas Dra Ivanilde Apoluceno, Dra Jocyléia Santana e Dra Rita Magalhães e envolve docentes de três Programas de Pós-Graduação em Educação, o da: (1) Universidade do Estado do Pará - UEPA (proponente), que possui nota 3,0 no mestrado, o da (2) Universidade Federal do Tocantins – UFT, com a nota 3,0 e o da (3) Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com nota 5,0, proposto para a linha 2.O Projeto “Ações integradas de ensino e pesquisa para qualificar a formação na pós-graduação em educação: Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte” se caracteriza pela implementação de rede de cooperação acadêmica entre a Universidade do Estado do Pará, a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visando o fortalecimento acadêmico destes programas de pós-graduação e a consolidação de suas linhas de investigação, promovendo a mobilidade intra e interregional.
Período: 2018 - Atual
ESTÍMULO A INOVAÇÃO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Coordenador(a): José Damião Trindade Rocha (UFT)
Descrição: A política de pós-graduação em educação no país, assim como das demais áreas tem uma métrica: documentos de área, fichas, pareceres e resultados da avaliação. Temos um sistema nacional de avaliação que congrega todos os programas de pós-graduação. Tivemos muitos avanços, mas vários desafios, inclusive em função das assimetrias entre as regiões brasileiras. Nesse sentido, o fomento às pesquisas tem papel fundamental para as políticas educacionais, pois os recursos financeiros são indispensáveis para viabilizar a produtividade e inovação em educação. Todavia os programas acadêmicos tem financiamento, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como um de suas atividades os investimentos na formação de recursos humanos, incluindo bolsas, mas os programas profissionais não possuem fomento governamental. O Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação (PPPGE) é uma proposição nova, de pesquisa aplicada, submetido à avaliação da Capes, tendo sua APCN aprovada em 23/10/2015 e com a sua primeira turma 06/03/2017 com área de concentração em Ensino e Aprendizagem. O mestrado profissional é um curso de pós-graduação stricto sensu e confere prerrogativas idênticas às propiciadas pelos mestrados acadêmicos com os quais compartilha critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também lhes destina outros critérios específicos. Suas peculiaridades advêm, sobretudo, do sentido dado à qualificação profissional em alto nível e à pesquisa, que precisa estar orientada para o desenvolvimento e para a inovação. Na estruturação curricular do PPPGE procuramos estabelecer estreitas relações com os sistemas de ensino, articulando ciência e tecnologia, pesquisa de alta qualidade e intervenção prática contextualizada. Seu objetivo é formar mestres em educação, por meio da pesquisa aplicada, para o exercício da docência na educação básica, trabalhando a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional que compreende participação na organização e gestão de sistemas escolares e não-escolares e instituições de ensino. Para além da pesquisa desenvolvida pelos alunos para os produtos finais e orientadas pelos professores, de 2017 pra cá, têm-se implementado um projeto guarda-chuva de pesquisa e inovação e buscado parcerias para fomento, congregando os quadros docentes dos dois programas de educação da UFT: o acadêmico e o profissional. No período de 2017 a 2019 foram implementados projetos de pesquisas junto a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) em parceria, por meio de Termo de Cooperação, com fomento da Faculdade Dom Orione (FACDO) e da Faculdade ITOP. Este projeto trata do ESTÍMULO A INOVAÇÃO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO, projeto de pesquisa que por meio convênio celebrado conta com o aporte financeiro do INSTITUTO EDUCACIONAL SAPIENCIA PEDAGOGICO (IESP) da cidade de Luís Eduardo Magalhães do Estado da Bahia, com plano de trabalho detalhado de ações e desembolsos. Por se tratar de um programa novo com Nota 3, a sua melhoria depende da produtividade em pesquisa. Ao término do seu primeiro quadriênio em de avaliação da Capes, em 2021, a sua avaliação dependerá em parte da produção e inovação em pesquisa. A política de pós-graduação em educação no país, assim como das demais áreas tem uma métrica: documentos de área, fichas, pareceres e resultados da avaliação. Temos um sistema nacional de avaliação que congrega todos os programas de pós-graduação. Tivemos muitos avanços, mas vários desafios, inclusive em função das assimetrias entre as regiões brasileiras. Nesse sentido, o fomento às pesquisas tem papel fundamental para as políticas educacionais, pois os recursos financeiros são indispensáveis para viabilizar a produtividade e inovação em educação...
Período: 2019 - Atual
POLO BELÉM
EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: OS SIGNIFICADOS DE ESCOLA JUSTA PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ E A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA.
Coordenador (a): Dinair Leal da Hora (UFPA)
Descrição: Neste projeto iremos questionar a justiça e as desigualdades, com incidência particular no modo como se (des)multiplicam no contexto educativo, tendo presente que a educação mobiliza diferentes registros quer valorativos que apelam ao mérito, quer estatutários que obrigam ao respeito por determinados princípios (como o da igualdade de acesso ao bem educativo), quer como expressivos, que favorecem o desenvolvimento e a autonomia dos jovens. Objetivo Geral: Analisar os significados de escola justa atribuídos por estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado do Pará, articulando-os à organização institucional a partir das concepções desses sujeitos sociais. Objetivos Específicos: a) Discutir os conceitos de justiça relacionados à educação, que estão sendo discutidos teoricamente; b) Averiguar o significado que estudantes do ensino médio público e privado do Estado do Pará atribuem para justiça; c) Apurar as concepções a respeito de escola justa dos estudantes do ensino médio de escolas paraenses; d) Discutir as possibilidades de organização escolar, considerando os significados de escola justa atribuídos pelos estudantes.
Período: 2020 – Atual
SABERES SOCIAIS, EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ - ENTRE O SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO) E O NÃO-SOME
Coordenador (a): Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA)
Descrição: Buscamos investigar como se realiza dialeticamente, nos processos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá, e o Não-SOME, a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio? Fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada? E as metamorfoses do mundo do trabalho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspectivas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.
Período: 2018 – Atual
EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenador (a): Gilmar Pereira da Silva (UFPA)
Descrição: O PROCAD/AMAZÔNIA intitulado Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores, ora apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica? PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica? NEB da Universidade Federal do Pará, em cooperação com o Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, assenta-se no contexto socioeducacional da Região Amazônica onde a educação básica, especificamente nos estados do Pará e do Acre, apresenta indicadores de alarmante insucesso e frágil oferta escolar, destacadamente, por contar altos indicadores de distorção idade-série, reprovação e abandono escolar. Com a intenção de articular-se aos objetivos da Capes, expressos no Edital Nº 21/2018 de, entre outros, ?Promover a consolidação dos PPGs nota 3 dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de forma a estimular o aumento da nota dos cursos [...] Ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e a produção científico-acadêmica nos estados da Região Norte e Maranhão [...] Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira?, associa-se aos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidade Federal do Paraná, já devidamente consolidado com a nota 5, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, com nota 3, cujas linhas de pesquisa coadunam-se com a proposta aqui apresentada, atendendo aos critérios estabelecidos no Edital. O projeto Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores está organizado em três eixos temáticos, estruturados em torno das áreas consolidadas pelos pesquisadores dos programas envolvidos e que devem abrigar um conjunto de subprojetos com foco na educação básica, sua concepção, formulação, execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e práticas pedagógicas e o financiamento para esse nível de ensino...
Período: 2018 – Atual
PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: HISTÓRIA, POLÍTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE CULTURAL
Coordenador (a): Helena Cristina Guimaraes Queiroz Simões (UNIFAP)
Descrição: Descrição: O projeto analisa a educação na Amazônia nas dimensões da história, da política, da formação de professores e da diversidade cultural. Articula docentes e discentes de três instituições (UNIFAP, UFPA e UERR). Tem como questão problema central investigar como se configura a educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, bem como nas dimensões da formação de professores e sua relação com a diversidade cultural? Objetivo do projeto é contribuir para a consolidação e fortalecimento da pesquisa, da graduação e da pós-graduação na região. A cooperação proposta busca contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Compreendemos que um dos fatores necessários para o desenvolvimento e consolidação da área educacional na Região Norte consiste na qualificação e aprimoramento de equipes de pesquisa, bem como formação de recursos humanos de alto nível por meio do fortalecimento de programas de pós-graduação, que ao atuarem em cooperação, promoverão a ampliação do número de publicações, mobilidade institucional, oferecimentos de disciplinas, realização de pesquisas conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. O projeto será desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, UFPA e UERR. A Instituição promotora é a UNIFAP sob a coordenação da Profa. Dra. Eugenia da Luz Silva Fortes. A Instituição Associada I é a UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves. A Instituição Associada II é a UERR sob a coordenação da Profa. Dra. Alessandra Pertenella. Participam do projeto como pesquisadores 12 professores da UNIFAP; 13 professores da UFPA e 11 professores da UERR, todos vinculados aos programas de pós-graduação em Educação...
Período: 2018 – Atual
GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Maria de Fátima de Matos Souza (UFPA)
Descrição: O grupo GPPGAE tem por objetivo contribuir com estudos sobre as Políticas Públicas e Avaliações Educacionais, e seus reflexos na Gestão de Sistemas e Unidades de Ensino. A motivação deste grupo está relacionada a realidade da Educação Básica na região Amazônica em geral e no Estado do Pará, em particular. Essa realidade tem mostrado que a oferta da Educação Básica pelo poder público é precária e essa precariedade está relacionada as três categorias que serão estudas nesse grupo, que é: as políticas educacionais, avaliação da educação e a gestão escolar. Esperamos que através dos estudos e pesquisas o grupo contribua com a melhoria da Educação na Amazônia...
Período: 2018 – Atual
A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASICA NA PERSPECTIVA DAS ANÁLISES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO DA REGIÃO NORTE
Coordenador (a): Mark Clark Assen de Carvalho (UFAC)
Descrição: A proposta do estudo é a de mapear, identificar, e analisar volume de produção acadêmica (teses de doutorado e dissertações de mestrado) no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte que abordam a temática da valorização profissional do magistério partindo-se de uma compreensão mais ampliada do tema que envolve a formação na perspectiva da formação inicial e continuada, planos de cargo, carreira e remuneração dos professores e condições de trabalho. A perspectiva que orienta o estudo é a produção de um “estado da arte” destas produções com vistas a identificar como a questão da valorização dos professores é analisada sob diferentes abordagens nesses estudos e se essas abordagens exercem algum impacto junto às redes públicas de ensino da região sobretudo no que diz respeito às ações de formação continuada dos professores e na melhoria dos indicadores de rendimento da escola básica relativamente aos resultados que referem qualidade. A abordagem centra-se inicialmente no arcabouço jurídico normativo existente e trata da valorização dos professores do magistério da educação básica como é o caso da Constituição Federal de 1988, que pela redação dada pela Emenda Constitucional número 19 estabelece que é de responsabilidade dos entes federados, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, formular ou revisar os planos de carreira dos profissionais do magistério da educação básica; a atual LDB (Lei 9.394/96); as leis que, respectivamente, instituíram a política de fundos como é o caso da Lei 9424/96 que criou o FUNDEF e a Lei 11.494/2007 que regulamenta o FUNDEB, a Lei 11.738/2008 que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais da educação do magistério público da educação básica; a Resolução CNE/CEB 02/2009 que fixa as diretrizes nacionais para os planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica e a lei 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências, e mais recentemente a aprovação da PEC 15/2015 que converte o FUNDEB em um fundo permanente de manutenção e desenvolvimento da educação. O lócus da pesquisa será ambientado junto à nove programas de pós-graduação em educação da Região Norte, tomando como marco temporal o ano de 2009 com a projeção de estender a análise por duas décadas...
Período: 2020 – Atual
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS PARAENSES: OS PROCESSOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇAO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇAO DA REGIAO METROPOLITANA DE BELÉM (2014-2010)
Coordenador (a): Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA)
Descrição: O Projeto se dedica a estudar os processos de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Belém, aprovados a partir de 2015, para analisar a efetivação das metas comprometidas, a participação social no monitoramento e a efetivação do Plano nacional de Educação/2014 nos entes federados...
Período: 2020 – Atual
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Coordenador (a): Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno (UFPA)
Descrição: Na virada do século XIX para o século XX, quando o Brasil deixou de ser uma Monarquia e passou a se organizar como República, alterando — embora não radicalmente — algumas formas de gerir a coisa pública, o país passou a experimentar gradualmente aspectos modernizantes em seu cotidiano, com ruas iluminadas, preocupação com a saúde e a higiene públicas, a incorporação de avanços científicos e tecnológicos importantes, implementação de uma nova forma de instrução pública, inclusive em termos de seus edifícios, métodos e materiais didáticos, além de mudanças estruturais, passando de uma economia fundada na força de trabalho escrava para uma economia baseada no trabalho assalariado. Além disso, o café ainda se mantinha como a cultura básica, definidora dos marcos de nossa exportação, com importância crescente desde meados do século XIX; No plano político, mesmo com a conquista de um dos principais intentos dos republicanos — o federalismo —, não foi possível, pelo menos imediatamente, garantir a unidade política capaz de apaziguar ânimos e atender interesses tão diversos como os dos segmentos que apoiaram a queda da Monarquia. Se nas cidades, a nascente classe média e os setores profissionais liberais advogavam uma sociedade mais democrática, com ampla participação política, na área rural os fazendeiros lutavam por maior influência dos estados nas decisões políticas nacionais, diminuindo o poder central e ignorando a participação das classes subalternas e setores populares. A terceira via, representada pelos militares, defendia um estado forte e um governo centralizado, reprovando a participação popular na vida do país. Entretanto, a instauração de um pacto oligárquico, inicialmente na forma da política dos governadores, resolveu as controvérsias, possibilitando aos estados um governo autônomo em troca de apoio às iniciativas presidenciais. Para Campos Sales, presidente da República à época, isso se justificava porque “é de lá [dos estados] que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam, agitadas, nas ruas da capital da União.” (apud CARVALHO: 2000). Por outro lado, o envio de jovens oriundos de famílias abastadas para estudar nos países estrangeiros era visto como uma quase imposição diante da precariedade das instituições formadoras existentes no país. As novas exigências de ordem política, econômica e cultural estavam a demandar recursos humanos capazes de fazer frente aos desafios de um país que almejava o ingresso imediato no mundo desenvolvido. Nesse sentido, a educação se constituía no instrumento mais eficaz para a adaptação da recém-criada República nas premissas da ordem e do progresso; É nessa concorrência de acontecimentos que a instrução pública passa a representar a redenção nacional. O novo regime se impunha, então, a missão essencial da formação da nacionalidade e a transformação de seus cidadãos em patriotas civilizados e modernos para atender aos anseios da República nascente...
Período: 2018 – Atual
EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenador (a): Ronaldo Marcos de Lima Araújo (UFPA)
Descrição: O PROCAD/AMAZÔNIA intitulado Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores, ora apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica – NEB da Universidade Federal do Pará, , em cooperação com o Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, assenta-se no contexto socioeducacional da Região Amazônica onde a educação básica, especificamente nos estados do Pará e do Acre, apresenta indicadores de alarmante insucesso e frágil oferta escolar, destacadamente, por contar altos indicadores de distorção idade-série, reprovação e abandono escolar. Com a intenção de articular-se aos objetivos da Capes, expressos no Edital Nº 21/2018 de, entre outros, “Promover a consolidação dos PPGs nota 3 dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de forma a estimular o aumento da nota dos cursos [...] Ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e a produção científico-acadêmica nos estados da Região Norte e Maranhão [...] Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira”, associa-se aos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidade Federal do Paraná, já devidamente consolidado com a nota 5, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, com nota 3, cujas linhas de pesquisa coadunam-se com a proposta aqui apresentada, atendendo aos critérios estabelecidos no Edital;O projeto Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores está organizado em três eixos temáticos, estruturados em torno das áreas consolidadas pelos pesquisadores dos programas envolvidos e que devem abrigar um conjunto de subprojetos com foco na educação básica, sua concepção, formulação, execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e práticas pedagógicas e o financiamento para esse nível de ensino..
Período: 2018 – Atual
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL NO AMAPÁ
Coordenador (a): Norma Iracema de Barros Ferreira (UNIFAP)
Descrição: O projeto pretende analisar desdobramentos da Reforma de Ensino operada pela Lei 5.692/71 no âmbito do então Território Federal do Amapá. Considerar-se-á o interregno de 20 anos (1976-1996), tendo como marco inicial a conclusão das primeiras turmas de egressos dos cursos técnico, em nível do então 2º Grau. Trata-se de pesquisa qualitativa que, baseada em entrevistas com os egressos, investigará em que medida esses sujeitos desenvolvem atividades laborais decorrentes da formação recebida...
Período: 2019 – Atual
POLO MANAUS
A CONTRADIÇÃO EM PROCESSO: POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenador (a): Arminda Rachel Botelho Mourão (UFAM)
Descrição: O Projeto tem como objetivo analisar as Políticas Públicas de Educação Básica na atualidade, resgatando o processo de configuração destas Políticas no decorrer da história. Para tal pretendemos estabelecer um processo comparativo com as propostas de Políticas pensadas pelos movimentos sociais. O recorte que faremos refere-se aos Governos de Temer e Bolsonaro, visto que são duas propostas de Políticas encabeçadas por representantes do grande capital. Os movimentos sociais que nos propomos analisar referem-se ao movimento de professores da Educação Básica e aos movimentos empreendidos no contexto rural. Optamos por trabalhar com os sindicatos, embora não possamos deixar de lado os movimentos que representam pleitos que não estão ligados diretamente a questão do trabalho, mas que são forjados em função dos processos discriminatórios existentes na sociedade. Nos ancoramos no materialismo histórico e dialético, entendendo que o processo de atividade humana é histórico e dialético. As categorias centrais do método são: trabalho; práxis; mediação; hegemonia; contradição; totalidade; reprodução. Outras categorias que pretendemos analisar referem-se aos movimentos sociais e as políticas sociais públicas. E, à medida em que o processo analítico ocorre novas categorias surgem. Pretendemos utilizar a ferramenta tecnológica N vivo, que permitirá extrair dos documentos categorias necessárias a análise das políticas. É importante destacar que consideramos documento todo material escrito, inclusive as entrevistas transcritas. Os passos que percorreremos são: Levantamento bibliográfico; Levantamento de teses e dissertações que façam alusão aos movimentos sociais e as políticas educacionais para a educação básica; Compilação das leis, decretos, projetos que se referem às políticas educacionais; Compilação dos documentos do FMI, OCDE, BANCO MUNDIAL; Compilação das notícias sobre o movimento de professores e dos trabalhadores rurais em jornais; Compilação de documentos junto ao Sindicato dos trabalhadores em educação e à Federação dos trabalhadores rurais; Entrevistas com as lideranças dos movimentos; Questionários para a base dos movimentos; Compilar fotografias que ilustrem os movimentos sociais.
Período: 2020 – Atual
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS PUBLICAS DO AMAZONAS E O TRABALHO DOCENTE
Coordenador (a): Selma Suelly Baçal de Oliveira (UFAM)
Descrição: O impacto social do uso das tecnologias da informação e comunicação como apoio nos processos educativos dos sistemas de ensino, ainda, são escassos de analises tanto no campo das políticas públicas quanto no que se refere as condições de trabalho e as dificuldades apontadas pelos professores para o uso das TIC. Este dado e possível de ser constatado através de pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas; Em uma dessas pesquisas (MELO NETO, 2005), o caminho utilizado foi verificar se existia no Amazonas políticas públicas para o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas da rede pública com identidade própria, de forma contextualizada, ou caracterizava-se apenas pela operacionalização dos programas federais. Foi constatado então a ausência de políticas voltadas para esta área no estado. Isto resultava em subutilizar os recursos disponíveis, pois a simples operacionalização dos programas nacionais revelou-se em um descompasso para as escolas públicas por não atender a demanda e nem as necessidades especificas, gerando apenas mais desigualdade e exclusão...
Período: 2020 – Atual
POLO SANTARÉM
A EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTAREM/PA: SISTEMATIZAÇÃO E ANALISE DE INDICADORES COMO APORTE HISTÓRICO PARA POLITICAS PUBLICAS
Coordenador (a): Anselmo Alencar Colares (UFOPA)
Descrição: Similar ao apresentado no item 1 (História e Memória da Educação Escolar na Amazônia) está pautada na minha trajetória profissional e acadêmica, desde a dissertação de mestrado (1998) voltada para os estudos regionais, com o cuidado de compreender o singular em sua relação com o geral. Daí decorre a problematização sobre a Região Metropolitana onde resido (constituída por três municípios: Santarém; Mojuí dos Campos e Belterra) quanto ao que ela representa efetivamente para a educação básica pública, consoante as ações integradas previstas no projeto de criação e anunciadas na página oficial do município de Santarém, sua sede. A pesquisa objetiva analisar historicamente os indicadores educacionais dos municípios que compõem a RMS/PA correlacionando-os aos processos de gestão das políticas públicas implementadas visando a melhoria da educação básica. Tem como objetivos específicos: Sistematizar os Indicadores Educacionais para a composição de dados gerais relativos a esta Região Metropolitana, incluindo séries estatísticas históricas; conhecer e descrever o planejamento das atividades desenvolvidas pelas Secretarias e Conselhos municipais de educação da RMS/PA e relacionar analiticamente as dificuldades enfrentadas e as alternativas encontradas pelos gestores na implementação da política de educação.
Período: 2019 – Atual
A IMPLEMENTACÃO DA EDUCACÃO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTAREM/PA: IDENTIFICACÃO E ANALISE DAS SINGULARIDADES, COM VISTAS AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO
Coordenador (a): Maria Lília Imbiriba Colares (UFOPA)
Descrição: A pesquisa objetiva analisar como a política nacional de educação integral está sendo implementada na Região Metropolitana de Santarém/PA (que compreende três municípios), identificando os facilitadores e os entraves que interferem no desempenho dos programas em escolas públicas da educação básica. Está sendo utilizada a metodologia de estudos de implementação de programas sociais, com aplicação de questionários as equipes gestoras e de professores sobre a ampliação de tempos, e dos espaços, bem como sobre a realização de atividades articuladas ao projeto político pedagógico das escolas que aderiram a programas indutores de educação integral. Serão também buscadas informações juntas as secretarias de educação (responsáveis pelas redes municipais de Santarém, Mojui e Belterra) e a 5a Unidade Regional de Ensino (responsável pelas escolas da rede estadual). Como resultado esperado acreditamos oferecer contribuições para o aprimoramento do processo de implementação da educação integral, tendo em vista o cumprimento das metas estabelecidas nos planos educacionais de ampliar o número de escolas em tempo integral. Por ser um estudo centrado em uma Região Metropolitana almejamos também contribuir para a melhor compreensão e busca de soluções aos problemas educacionais que afetam conjuntamente aos municípios e, desta forma, oferecer subsídios para a elaboração/execução/revisão de políticas públicas educacionais. Até o mês de abril de 2020 temos 8 subprojetos - mestrandos, doutorandos, trabalho de conclusão de curso e iniciação cientifica/Pibic -, vinculados ao projeto.
Período: 2019 – Atual
EDUCAÇÃO INTEGRAL: DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO À POLITECNIA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO
Coordenador (a): Antonio Carlos Maciel (UNIR)
Descrição: A pesquisa tem por objetivo revisitar a definição do conceito Trabalho como princípio educativo para a formulação do conceito politécnica como princípio pedagógico a fim de fundamentar epistemologicamente a concepção de educação integral sob a perspectiva histórico-crítica...
Período: 2019 – Atual
POLO PALMAS
PESQUISA COLETIVA: MEMÓRIA E HISTÓRIA DO PET PEDPALMAS
Coordenador (a): Rosilene Lagares (UFT)
Descrição: A pesquisa tem por objetivo sistematizar a história do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (PET PedPalmas), implantado em 2007...
Período: 2020 – Atual
POLO BELÉM
O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: DEVIRES DO CORPO POLÍTICO FEMININO NAS ARTES DE ESCREVER-EDUCAR.
Coordenador (a): Gilcilene Dias da Costa (UFPA)
Descrição: O projeto de pesquisa ?O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar? enseja uma perspectiva estética e política do corpo feminino experimentada nos interstícios da palavra literária, da filosofia da Diferença e das artes de escrever-criar-educar. Movida pela ideia-força deleuziana do livro-rizoma como componente de desterritorialização da máquina literária e da relação texto-leitor, tal perspectiva será conectada a vetores de criação da palavra literária e seus sentidos múltiplos e disjuntivos. No campo filosófico-literário, a pesquisa-rizoma se deslocará por geografias nômades do pensamento filosófico da diferença com Nietzsche, Deleuze e Guattari, Foucault; nos labirintos da palavra literária com Clarice Lispector, Patrícia Galvão, Frida Kahlo, Blanchot, Bataille, Beckett, Kafka; nas interseccionalidades dos estudos feministas e estudos queer com Simone de Beauvoir, Judith Butler, Beatriz Preciado, Ângela Davis. Intercessores e intercessoras singulares do pensamento da Diferença, que, em suas singularidades, lançaram-se aos abismos da inquietude de um pensar-intervir nos processos históricos e sociais que forjaram e forjam o nosso presente e a nossa condição, sobretudo a da mulher. Percorrendo as geografias nômades do pensamento filosófico-literário da diferença, com sensibilidade e acidez, tensionaremos a moral dos valores patriarcais instituídos historicamente e nos lançaremos ao desafio de maquinar devires de uma educação múltipla e disjuntiva no dorso da palavra literária, ?máquinas de máquinas? conectadas por desejo e contágio devorador, um vitalismo artístico capaz de canalizar fluxos de vida na educação por movimentação e desterritorialização do corpo político feminino e sua máquina literária, por potências subversivas e inventivas.
Período: 2019 – Atual
ARTE-PERFORMANCE: VARIAÇÕES ANÁRQUICAS E EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): José Valdinei Albuquerque Miranda (UFPA)
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa perspectivar a performance como uma arte experimental anárquica, enquanto potência criativa e produtora de disparos libertários na educação Na confluência entre Filosofia da Diferença (DELEUZE,1997) e estudos da Performance e Educação (PEREIRA, 2013), a proposta busca construir um campo de problematização a partir de algumas questões: O que pode um corpo em performance na educação? Que disparos libertários e criativos a arte da performance pode produzir na educação? Que variações anárquicas a performance pode potencializar e intensificar na educação? Como pensar a conexão entre a prática pedagógica do professor à arte-performance na escola básica? Como trabalhar a performance na escola básica sem instrumentalizar sua arte? Que perspectivas educacionais são abertas ao pensar o professor-performer de suas práticas pedagógicas? No aspecto teórico aproxima-se da filosofia da diferença ou multiplicidade interligado ao conceito de performance (COHEN, 2002) e seus desdobramentos para o campo da educação e das práticas pedagógicas. A abordagem metodológica segue as pistas do método cartográfico que tem como ênfase o acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual (DELEUZE e GUATTARI, 1996); (KASTRUP, 2015). A realização da pesquisa possibilita pensar o conceito de arte--performance, seus desdobramentos, variações e potencial enquanto arte experimental anárquica que mobiliza agenciamentos coletivos, produz h heterotopias inventivas e deesterriterializações das práticas pedagógicas na educação.
Período: 2019 – Atual
POLO MANAUS
FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES
Coordenador (a): José Vicente de Souza Aguiar (UEA)
Descrição: Corresponde a uma proposta de pesquisa relacionada e desenvolvida junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia/UEA, ao Doutorado em Educação na Amazônia EDUCANORTE e a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática aos quais estou vinculado como professor permanente. A proposta atende as orientações realizadas nesses programas com foco nos estudos dos fundamentos didáticos/epistêmicos da pesquisa educação, ensino de ciências e saberes, considerando o aporte fenomenológico e aproximações aos estudos pós-estruturais. As atividades são desenvolvidas a partir da construção de entendimento fenomenológico da pesquisa em educação, ensino de ciências e saberes, centrado em estudos fenomenológicos da existência a partir das experiencias realizadas no mundo vivido com a porte principalmente em Merleau-Ponty, cujos propósitos visam compreender os fundamentos da percepção no ato de pesquisa, do ensino e aprendizagem, além de articularmos essa perspectiva fenomenológica às formas como os agentes representam os seus mundos vividos considerando a sua relação com ele. O aporte fenomenológico sugere que pensemos a relação do homem como o mundo e com a ciência a partir da ideia de que tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada. Todo o universo da ciência é construído sobre o mundo vivido, e se queremos pensar a própria ciência com rigor, apreciar exatamente seu sentido e seu alcance, precisamos primeiramente despertar essa experiência do mundo da qual ela é a expressão segunda? (MERLEAU-PONTY, 2011, pp. 03/04). Para a consolidação desse projeto e para atender o aspecto do ensino articulamos os estudos a Jean Pierre Astolfi, André Giordan e Gaston Bachelard, principalmente, com foco para os aspectos da formação do pensamento e os obstáculos epistêmicos; a formação científica e as aproximações sucessivas; o tratamento didático dos obstáculos epistemológicos para o ensino de ciências e o tratamento didático do erro para o ensino de ciências...
Período: 2018 – Atual
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS: AS VISUALIDADES E OS SABERES ARTÍSTICOS AMAZÔNICOS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS PERIFÉRICOS DE BOA VISTA/RR
Coordenador (a): Leila Adriana Baptaglin (UFRR)
Descrição: A presente pesquisa busca compreender como as intervenções artísticas contemporâneas instigam o desenvolvimento artístico e cultural nos espaços educacionais de Boa Vista/RR. Para isso, serão realizadas 3 etapas de desenvolvimento: 1- Pesquisa no e sobre o contexto; 2- Desenvolvimento das atividades artísticas; 3-Execução das atividades. Cada etapa envolve a participação de gestores culturais, gestores escolares e a comunidade de modo a possibilitar o conhecimento teórico do campo das artes com base na cultura visual. O desencadear da pesquisa busca o conhecimento e a valorização das intervenções artísticas urbanas no estado de Roraima.
Período: 2017 – Atual
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO POR MEIO DAS FERRAMENTAS GOOGLE FOR EDUCATION
Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)
Descrição: A divulgação da ciência compreende a importância de utilizar as tecnologias educacionais como ferramentas que estão disponíveis para construir uma aula diferenciada e inovadora, visando proporcionar a aprendizagem de ciência de maneira significativa. Visa-se mediante o estudo analisar as potencialidades da divulgação científica no ensino de ciências mediante as ferramentas Google for Education disponíveis para professores e alunos...
Período: 2019 – Atual
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ÁREAS VERDES- COMO ESPAÇO DIALÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)
Descrição: As áreas verdes podem ser caracterizadas como espaços não formais de educação, podendo contribuir para estratégia educativa na prática da divulgação cientifica (DC), em aulas de Ciências do ensino fundamental I e II. o projeto visa perceber de que modo a divulgação da ciência da escola realizada em áreas verdes possibilita o desenvolvimento de uma consciência ecológica; As áreas verdes podem ser caracterizadas como espaços não formais de educação, podendo contribuir para estratégia educativa na prática da divulgação cientifica (DC), em aulas de Ciências do ensino fundamental I e II...
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA ESCOLA
Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)
Descrição: Pesquisar praticas pedagógicas que contribuam para o processo de divulgação da ciência, de modo a contribuir para o desenvolvimento da cultura científica junto a professores e alunos da Educação Básica.
A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA A PARTIR DO USO DAS NARRATIVAS DE PRÁTICAS ALIMENTARIAS DOS INDÍGENAS PARA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA CIÊNCIA
Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)
Descrição: A divulgação da ciência pode-se abordar desde estratégias didáticas para o ensino que alcançam evidências e abordam a construção do conhecimento científico ligado ao social, conforme ilustrado nas narrativas, que expõe o conhecimento de maneira simples, já que um dos problemas, no ensino da ciência é a compreensão dos conceitos químicos ensinados em sala de aula e o desinteresse nesta ciência, entre outros problemas... .
Período: 2019 – Atual
GESTÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR, ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA CIDADANIA
Coordenador (a): Zeina Rebouças Corrêa Thomé (UFAM)
Descrição: Desenvolver sistema de agenciamento, formação continuada e monitoramento interinstitucional acerca da alfabetização e letramento do 1º ao 5º Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando a elevação dos índices de rendimento educacional dos sistemas públicos da educação Estadual e Municipal do Estado do Amazonas; envolvendo ações formativas e de acompanhamento presencial e a distância de gestores, coordenadores pedagógicos e professores, bem como a assessoria na formulação de políticas e programas educacionais na perspectiva da consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objeto consiste no desenvolvimento de sistema de informação, conhecimento, formação e monitoramento da alfabetização, letramento, leitura e escrita no Ensino Fundamental das Redes Públicas de Ensino do Estado do Amazonas, por meio de atividades de pesquisa, formação continuada e desenvolvimento de metodologias e tecnologias para a formulação de políticas, programas e projetos pedagógicos inovadores na perspectiva de elevação dos índices de rendimento escolar e da formação cidadã de crianças e adolescentes nas Escolas do Amazonas...
Período: 2018 – Atual
PROJETO DE PESQUISA GRADUACAO@UFAM. IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA SUPORTE ÀS AÇÕES SEMIPRESENCIAIS DE 20% DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL EM PEDAGOGIA NA UFAM
Coordenador (a): Zeina Rebouças Corrêa Thomé (UFAM)
Descrição: O Projeto de pesquisa “graduacao@UFAM” está em desenvolvimento no Laboratório de mediações didáticas e tecnológicas do CEFORT, constituído como Laboratório de Hipermídia, coordenado pelo Centro de Formação Continuada desenvolvimento de tecnologia – CEFORT. O projeto é responsável pela realização de pesquisas, montagem de grupo de estudos, formação de professores e desenvolvimento tecnológico dirigido para o gerenciamento de 20% da carga horária disciplinar do Curso de graduação presencial em Pedagogia e tem por propósito a transposição didática, produção de instrumentos metodológicos, textos impressos e guias instrucionais, voltados para constituir e consolidar o ambiente virtual de ensino aprendizagem “graduacao@UFAM” (MOODLE). Para a realização da pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, serão considerados momentos qualitativos, prototipagem e exercícios pedagógicos, definidos nas seguintes ações: 1) montagem de grupo de investigação e socialização acerca das interfaces pedagógicas e tecnológicas, contemplando as interfaces e integração entre ensino e aprendizagem nas modalidades presencial e a distância; 2) desenvolvimento e exercícios metodológicos em ambientes virtuais de ensino aprendizagem; 3) elaboração de coordenadas de virtualização do ensino presencial através de formulação de guias instrucionais de orientação dos docentes da FACED e UFAM. Para a realização do projeto serão disponibilizados os recursos atualmente existentes no CEFORT, a aquisição de novos recursos tecnológicos e os recursos para criação de páginas Web; de imagens; de animações; de som e de vídeo; e ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Essa proposição requer formação dos professores, desenvolvimento de materiais instrucionais e ações de implantação, customização e acompanhamento de ambiente virtual de ensino aprendizagem “graduacao@UFAM” (MOODLE). A oferta de 20% da carga horária disciplinar semipresencial, objetiva em curto prazo, introduzir na organização pedagógica e curricular...
Período: 2016 – Atual
POLO SANTARÉM
Coordenador (a): Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)
RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Descrição: Este projeto dá continuidade ao projeto linguagem, educação e conhecimento: processos e dinâmicas de ensino e de aprendizagem de leitura-escrita nas dimensões da educação escolar. Trata-se de projeto temático que articula, teórica e metodologicamente, um conjunto de objetos implicados nas relações entre linguagem e conhecimento e suas repercussões na educação escolar, da Educação Infantil à Educação Superior. Inclui investigações no âmbito do mestrado em Educação, mestrado profissionalizante em Letras, graduação em Pedagogia e licenciatura em Letras-Português. A questão articuladora dos estudos que compõem a proposta diz respeito à verificação dos modos como se realizam, nos processos de ensino-aprendizagem no âmbito da educação escolar, a produção, circulação e aquisição do conhecimento, especialmente aquele que se percebe como próprio do humano-genérico (HELLER, 1985), em relação direta com a formação dos indivíduos, tal como a caracteriza Martins (2004, p.85): ?processo que sintetiza o conjunto de fenômenos produzidos pela história humana, de tal forma que a construção do indivíduo se situa no cerne de uma construção mais ampla: a da humanidade?. Os subprojetos se desenvolvem em cinco subáreas (Leitura-escrita e oralidade na Educação Infantil; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio; Leitura-escrita e processos de produção e aquisição de conhecimento na Educação Superior. Literatura e formação), as quais, não obstante a amplitude, partem de três fundamentos básicos: 1 a língua percebida como sistema semiótico constitutivo da condição humana; 2 a intrínseca relação entre linguagem e conhecimento; 3 o reconhecimento e que a educação escolar representa, em relação à aprendizagem extraescolar, a forma mais desenvolvida e mais avançada de educação...
Período: 2019 – Atual
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DIMENSÕES CONCEITUAL, METODOLÓGICA E ÉTICA
Coordenador (a): Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)
Descrição: Considerando que a atividade de pesquisa elemento integrante da formação universitária, não importando o campo em que se realiza e que um dos principais problemas que se vem apontando na pós-graduação em Educação é a fragilidade dos referenciais conceituais e a superficialidades de procedimentos investigativos a pesquisa se propõe ao estudo minucioso de que como o campo da educação, em sua reflexão sobre o tema, tem tratado a questão teórico-metodológica e ética na pesquisa em educação. O projeto se realiza em três fases: 1 a primeira implica fixar um painel analítico suficientemente amplo da produção intelectual da área sobre seu fazer científico por meio da constituição de acervo bibliográfico de referência (não exaustivo, mas devidamente circunscrito e representativo), incluindo artigos em periódicos, livros e teses; não há recorte temporal exato, mas a própria bibliografia indica os anos de 1970, quando se estabeleceu o sistema de pós-graduação no Brasil, como referência. 2 A segunda fase supõe a identificação das principais linhas de força que se identificam nesse referencial, de forma a estabelecer categoriais suficientemente claras e reconhecer tendências, tensões e contradições, fragilidades e potências. 3 A terceira, mais complexas e dependente do sucesso das duas primeiras, aponta para estudo mais amplo, em que se procurará verificar como tais referenciais ecoam na pesquisa em educação; considerando a amplitude campo e grande quantidade de produções, será preciso definir um corpus representativo o bastante para que se possam alcançar resultados seguros. A primeira fase realizou-se em 2018 e 2019, com o levantamento de 430 artigos e 82 livros; contudo, aí se incluem trabalhos de áreas afins sistematicamente referidos em estudo de Educação. É certo que não é recomendável o fechamento da fase, visto que, eventualmente, algum texto fundamental possa ter escapado do levantamento ou venha aparecer no cenário acadêmico. Contudo, o exame preliminar permite afirma que tal acervo não apenas é representativo como deve ser depurado, algo que se pode acontecer quando da realização da segunda, que iniciou em 2020 e deve estender-se até 2021, quando então pode ter lugar, com base nos resultados e categorias estabelecidas a terceira fase...
Período: 2019 – Atual
LÍNGUA, GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO
Coordenador (a): Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)
Descrição: Língua, Gramática, variação linguística e ensino é um projeto de caráter temático que reúne pesquisas de três professores doutores, de seus orientandos de graduação e pós-graduação e de ex-alunos pesquisadores voluntários, em torno da questão do ensino escolar de Língua Portuguesa na perspectiva da formação omnilateral. O programa, que se estrutura em duas grandes vertentes: uma de caráter conceitual e outra de caráter empírico-aplicado; se articula com as atividades de descrição linguística desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará Gelopa, liderado pela profa. Ediene Pena Ferreira, tendo como principal interlocutor e colaborador o Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola. O caráter conceitual deste projeto diz respeito ao estudo do campo de investigação. Tendo como articuladores três professores doutores com inserção na graduação e pós-graduação, o projeto tem como finalidade desenvolver trabalhos reflexivos, de caráter ensaístico, como o de levantamento de bibliografia, de mapeamento do que se tem discutido sobre gramática e variação na perspectiva da educação linguística, e ações de observação e intervenção na prática escolar...
Período: 2017 – Atual
EDUCAÇÃO INFANTIL: CURRÍCULO E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Coordenador (a): Sinara Almeida da Costa (UFOPA)
Descrição: Pretende-se com esta pesquisa, de caráter temático e articulada ao grupo de estudos e pesquisas em educação infantil GEPEI, avançar a compreensão dos modos como, no âmbito da educação infantil, se pensa, se configura e se implementa o currículo, relacionando tais aspectos com as concepções históricas de infância, criança e educação infantil e com os valores sociais daí advindos. O objetivo central é caracterizar e analisar o currículo proposto para a educação infantil na região oeste do Pará, procurando compreender de que forma a teoria histórico-cultural pode contribuir no seu desenvolvimento e na sua transformação. Tendo em vista que para promover aprendizagens na educação infantil se faz necessário uma rotina organizada de forma a possibilitar a participação ativa das crianças, um planejamento pensado intencionalmente e pautado na promoção cultural e uma avaliação processual que respalde as práxis docentes sem, contudo, taxar as crianças ou compará-las, tais aspectos constitutivos do currículo precisam ser considerados. Os trabalhos em desenvolvimento vinculados ao projeto temático, utilizam diferentes estratégias metodológicas e exploram os seguintes temas: propostas curriculares, artes, brincadeira, cultura escrita, planejamento, avaliação e rotinas...
Período: 2018 – Atual
POLO PALMAS
Coordenador (a): Carmem Lúcia Artioli Rolim (UFT)
Coordenador (a): Idemar Vizolli (UFT)
Coordenador (a): Maria José de Pinho (UFT)
Coordenador (a): Neila Barbosa Osório (UFT)