Egressos 2024

 

Nome POLO ORIENTADOR TESE

Ilata Anderson Ferreira De Araújo

UFOPA Profª. Drª. Solange Helena Ximenes Rocha Desenvolvimento Profissional contínuo de educadores em contextos de colaboração escola-univerisdade-escola no oeste da amazonia paraense.

Simone Maria Alves De Lima

UFT Profª. Drª. Carmem Lúcia Atioli Ramos Ensino de matemática :Significados Construidos em Contexto AKWÊ-XERENTE.

Leni Barbosa Feitosa

UFT Prof. Dr. Idemar Vizolli Jenipapo, Lápis e Urucum(DES)conexões entre Educação Mebengokre e Educação Escolar na Aldeia Gorotire.

Andressa da Silva Gonçalves

UFPA Profª. Drª. Wilma Baia OS CURRÍCULOS NORTISTAS À LUZ DA BNCC : A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO NORTE (2015- 2022)

Laercio Farias Da Costa

UFPA Profª. Drª. Wilma Baia As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola: um Estudo no Estado do Pará.

Manoel Ednaldo Rodrigues

UFOPA-UNIR

Prof. Dr. Anselmo Colares

O calendário escolar diferenciado em escolas de várzea:avanços e retrocessos.

Tarciso Pereira da Silva Junior

UFOPA-UNIR Profª. Drª. Juracy Machado Pacifico Racismo no Currículo dos Cursos de Formção da Policia Militar de Rondonia.

Claudiei Flutuoso

UFOPA-UNIR Prof. Dr. Antônio Maciel Política Educacional e ocupação socieconomica em Rondonia:da Escola Multisseriada á escola Polo em Machadinho D'Oste

Gilson Pedroso dos Santos

UFOPA-UNIR Prof. Dr. José Mafra Admirável Mundo Novo: As Tecnologias Digitais e o PensamentoComputacional comosuporte Téorico-Prática na Formação Inicial de Professores.

Márcio Dalen Cavalcante

UFOPA Prof. Dr. José Mafra Educar para a informação : A Importânciade Formação professores  em Educação Midiática e no combate á desinformação

Gilvânia Plácido Braule

UFOPA Profª. Drª. Tânia Suely Azevedo Brasileiro Ecouniversidade  Pan-amazônica: ecoculturalidade e tessitura humano-ecológica com egressos(os) do INC-UFAM

Elenise Pinto Arruda

UFOPA Profª. Drª. Lilia Colares Gestão de Educação de tempo integral na rede municipal de ensino de Santarém(2005-2020): implicações da nova gestão pública

Jesse Pinto Campos

UFPA Profª. Drª. Gilcilene Dias Educação Biografemática: Infância e arte menor Em Paul Klee

Lina Gláucia Dantas Elias

UFPA Prof. Dr. Gilmar Silva “ENDOEDUCAÇÃO” DE MULHERES QUILOMBOLAS: atravessamentos por saberes e práticas sociais das trabalhadoras rurais da Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas do Rio Genipaúba, município de Abaetetuba-PA."

Cristiane Lopes de Sousa

UFPA Prof. Dr. Ronaldo Lima As rupturas e permanências da pedagogia das Competências como referencias nas políticas educacionais de ensino médio no Brasil:a Formação do Cidadão Sacrificional

Alexandra Nascimento de Andrade

UEA Profª. Drª. Carlolina Brandão Gonçalves PRÁTICAS-PEDAGÓGICAS-COM-TECNOLOGIAS-DIGITAIS E SABERES DOCENTES: ESTUDOS DO CONSTRUCTO SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS E ANÁLISE DOCUMENTAL DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MANAUS

Danielly C. Barbosa de Campos

UEA Prof. Dr. Albertpo Damasceno A Organização da Instrução Pública na Amazônia Paraense dusrante a primeira interventoria de Magalhães Barata ocorrida entre 1930 e 1935

Eduardo Aoki Sera

UFT Profa.Dra. Neila Barbosa Osório Educação em Saúde Bucal para Idosos da Universidade da Maturidade-Tocantins-Amazônia Legal

Fernando Afonso Nunes

UFT Profa.Dra.Neila Barbosa Osório Universidade da Maturidade e Ecoponto Na Escola:O Diálogo de Tecnolgias Sociais em Prol da Educação Intergeracional e Ambiental na Amazônia Legal

Haleks Marques Silva

UFT Profa.Maria José de Pinho Nas Sendas da Ecologia dos Saberes: Deiscências ao encontro do paradigma Educacional Ecossistêmico em Ambiente Amazônico

Izete Magno Correa

UFPA Profa.Dra. Ney Cristina Monteiro de Oliveira Entre Medos e Esperanças: A gestão de escolas estaduais de Belém pará na pandemia da Covid-19(2020-2021)

Eleazar Venancio Carrias

UFPA Profa.Dra. Gilcilene Dias Corpo Erótico e Educação Sensível: cartografias Literárias com Hilda Hilst

Jemina de Araujo Moraes Andrade

UFPA Profa.Dra. Helena Queiroz A POLÍTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM OS DIREITOS HUMANOS

Danielly Cristinne Barbosa de Campos

UFPA Prof. Dr. Alberto Damasceno DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA AMAZÔNIA PARAENSE DURANTE A PRIMEIRA INTERVENTORIA DE MAGALHAES BARATA OCORRIDA ENTRE 1930 E 1935.

Ellen Rodrigues da Silva Miranda

UFPA Prof. Dr. Doriedson Rodrigues

QUILOMBOLAR-SE NA AMAZÔNIA: “outros” processos de formação, “outras” experiências da classe trabalhadora alargada

Jean Mauro de Abreu Morais

UFPA Prof. Dr. Mark Clark

REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO NO ESTADO DO ACRE.

Monika de Azevedo Reschke

UFPA Prof.Dr. Alberto Damasceno

A IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO CÍVICO JURÍDICO PAES DE CARVALHO NO CONTEXTO REPUBLICANO NO MUNICÍPIO DE BELÉM (1898-1911).

Keila Roberta C.Guimarães

UFPA Profa. Dra.Fátima Matos

A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO NORTE DO BRASIL: UM BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES PERÍODO 2012 A 2020.

Sueli Andrade dos Santos

UFPA Profa. Dra. Fátima Matos

VISÃO DOS PROFESSORES-EGRESSOS DAS TURMAS DE LETRAS PARFOR-UNIFAP: DESAFIOS NO ACESSO E PERMANÊNCIA (2012-2022)

Claudio Nascimento da Costa

UFPA Profa.Dra. Dinair Leal da Hora

O TECER DE UMA UNIVERSIDADE JUSTA NA AMAZÔNIA PELO OLHAR DOS GRADUANDO(A)S EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DA UFPA.

Efigenia das Neves B. Rodrigues

UFPA Profa. Dra. Eugenia Foster

PROFESSORES E SUAS NARRATIVAS SOBRE INTERCULTURALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/AMAPÁ

Maria de Lourdes S. vulção

UFPA profa.Norma Iracema

“PORQUE A ESCOLA NÃO É IGREJA!”: PERCURSO, PERCALÇOS E PROSPECÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA(1996-2023)

Dilma Costa Ferreira

UFT Prof. Dr. Idemar Vizolli

“O estudo é ensinamento dos brancos”: Uma compreensão dos sentidos da escolarização na aldeia a partir de vozes Mẽbêngôkre

Jardinelio Reis da Silva

UFT Prof. Dr. José Damião Trindade Rocha

PEDAGOGIA DA PERTENÇA DOCENTE LGBTI+ NA ESCOLA BÁSICA: INTER-RELAÇÃO SER, PERTENCER E EDUCAR NA AMAZÔNIA NORTISTA

Marcella Gomes Esteves

UFOPA Prof. Dr. Luiz Percival Leme Britto

PALAVRAS EM ÓRBITA, LINGUAGEM SEM RUMO: A CONFUSÃO CONCEITUAL DE LINGUAGEM NA BNCC

Antonio Henrique França Costa

UFPA Profa.Wilma Baía

ESTUDO DE CASO DOCUMENTAL SOBRE O CURSO DE LICENCIATUTA EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS (LIESAFRO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA).

Paulo Ricardo da Silva Nascimento

UFPA Prof. Dr. Jose Valdinei

EDUCAÇÃO MENOR EM ACONTECIMENTOS CONVIVIAIS COM TEATRO NO CASARÃO DO BONECO, EM BELÉM DO PARÁ.

Jessica Ferreira Nunes

UFPA Prof. Dr. Genylton Rocha

PROFESSORA ADILES ARACY ALVES MONTEIRO: PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊCIA VISUAL NO ESTADO DO PARÁ.

Silvanis dos Reis Borges Pereira

UFT Profa. Dra. Neila Barbosa Osório

A RELAÇÃO DA SEXUALIDADE, FELICIDADE E SENTIDO DA VIDA DA PESSOA IDOSA DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS AMAZONIA LEGAL

Claudiléia Pereira Galvão

UFOPA Profa. Dra.Tânia Suely Azevedo Brasileiro

DOCÊNCIA DA PRECEPTORIA NAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DO HOSPITAL DE ENSINO DE SANTARÉM/PA.

Gessica de Aguiar Lima  UFOPA Profa. Dra. Sinara Almeida da Costa

Documentação pedagógica do brincar de faz de conta na pré-escola: condições e possibilidades de efetivação.

Maria José da Silva Morais Assis UFT Profa.Dra.Maria José de Pinho

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES AMAZÔNIDAS: TECENDO CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS-EPISTEMOLÓGICAS E APROXIMAÇÕES TRANSDISCIPLINARES.

Maria Sousa Aguiar UFOPA/UNIR Profa.Dra. Lilia Colares EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: PROGRAMAS IMPLEMENTADOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTARÉM/PA (2009-2019)
Lília Aquino Oliveira UFOPA Prof.Dr.Jose Ricardo Mafra A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS: UM ESTUDO DO CURRÍCULO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFOPA
Elisangela de Almeida Silva UFAM Profa.Dra. Arminda Raquel Botelho Mourão A produção da existência em Comunidades Quilombolas do Amazonas: processos educativos e resistência cultural às margens do Rio Andirá, Barreirinha.
Eloy Lima Meneze UFAM Prof.Dr. Evandro Ghedin FORMAÇÃO CONTÍNUA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE LETRAMENTO “REESCREVENDO O FUTURO” NO MUNICÍPIO DE TABATINGA-AM
Josué Cordovil Medeiros UFAM Prof.Dr. Evandro Ghedin NO BANCO DA CANOA, NAS CORRENTEZAS DO SOLIMÕES: TRAVESSIAS QUE NOS (RE)FAZEM PROFESSORAS E PROFESSORES EM TERRITÓRIOS LÍQUIDOS DO INTERIOR DO AMAZONAS
Rosangela Fernandes Silva UFAM Profa.Dra. Arminda Raquel Botelho Mourão AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E O AVANÇO DA HEGEMONIA MERCANTILISTA EM MANAUS
Tânia Castro Gomes UFOPA/UNIR Profa. Dra. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares AÇÕES INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MOJUÍ DOS CAMPOS/PA: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR.

 

 

Egressos 2023

 

Nome POLO ORIENTADOR TESE
Hector Renan Da Silveira Brasileiro UFOPA

Profª. Drª. Tânia Brasileiro

A Inclusão de pessoas com deficiência e a educação especial: trançando e mapeando diálogos com a diferença e os diferentes
Rafael Ricardo Friesen UFAM Profª .Drª.Leila Adriana Baptaglin Apreciação musical orientada por análise musical: um estudo educomunicativo
Miliana Augusta Pereira Osório PALMAS Profª. Drª. Neila Barbosa Osório As Práticas Sociopedagógicas e sua influência na Formação Humanística e na Politização dos Velhos da Universidade da maturidade do Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins
Francisco Edson Pereira Leite UFAM Prof. Dr. João Luiz da Costa Barros Práticas Corporais Lúdicas para Estudantes com Deficiência Intelectual no Ensino Fundamental: uma proposta no ensino público

Waldemar Moura Velhana Junior

UFAM

Profª. Drª. Selma Marçal

Profª. Drª Arminda Raquel Botelho Mourão

A Política De Interiorização Do Ensino Superior Na Amazônia Setentrional Roraimense: Avanços E Limites

Sandra Maria De Morais Gomes

UFAM

Profª. Drª Leila Adriana Baptaglin

A Educomunicação em Tempos de Mobilidade Tecnológica Na Amazônia: O Ensino Superior Público de roraima e os Processos de Inovação

Waldemir Rodrigues Costa Júnior

UFAM

Profª. Drª. Zeina Rebouças Correa Thomé

Das Passagens De Hermes à (Trans)Formação De Arlequim Nos Museus Virtuais: O Espaço-Tempo Dobrado

Glauciane Sebastiana Nogueira Lima

UFOPA

Profª. Drª. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

A Educação em Tempo Integral no Município de Belterra/PA ( 2009-2020):Análise Crítica

Luziane Said Cometti Lelis

UFPA

Profª. Drª. Dinair Leal da Hora

Os Sentidos das Práticas de Gestão Escolar no Contexto das Avaliações Externas

Huanderson Barroso Junior

UFAM

Prof. Dr. José Vicente Aguiar

Corporeidade e Currículo na Amazônia: Corpo-afeto, Corpo-expressão e Corpo-intuição

 

 

Egressos 2022

 

Nome POLO ORIENTADOR TESE
Cassio Vale Da Costa UFPA

Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

A Educação como negócio social na Amazônia Brasileira
Kênia Paulino De Queiroz Souza UFT

Profª. Drª. Maria José de Pinho

Criatividade, Ecotranscomplexa e a Educação : Um olhar Amazonida na Contemporaneidade
Nara Claudia Alvoredo Da Cruz UFOPA

Prof. Dr. Salvato Vila Verde Pires Trigo

Profª. Drª. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

A Proficiência em Leitura na Educação Básica no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

 

 

Egressos 2021

 

Nome POLO ORIENTADOR TESE
Raiolanda Magalhães Pereira De Camargo UFAM Profª.Drª. Selma Suely Baçal de Oliveira O Desmonte da Política de Formação Alfabetizadores da SEMED/MANAUS