O itinerário de formação no Doutorado em Educação na Amazônia-EDUCANORTE obedecerá ao fluxo curricular estabelecido no Regimento do Curso e a seguir detalhado:
1º semestre letivo: Disciplina Obrigatória do Programa; Atelier de Pesquisa I e Vivência no Grupo de Pesquisa I.
2º semestre letivo: Disciplina Obrigatória de Linha de Pesquisa; Atelier de Pesquisa II; Vivência no Grupo de Pesquisa II; Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual e Validação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.
3º semestre letivo: Atelier III e a Vivência no Grupo de Pesquisa III.
4º semestre letivo: Atelier IV, Vivência no Grupo de Pesquisa IV e Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual.
5º semestre letivo: Qualificação da Tese.
6º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.
7º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.
8º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.
A partir do 3º semestre o doutorando poderá cumprir a uma Disciplina Optativa.
Neste percurso, o doutorando deverá cumprir 8 créditos de disciplinas obrigatórias; 4 créditos de disciplinas optativas; 14 créditos de atividades práticas e 12 créditos de defesa de Tese, perfazendo o total de 38 créditos, desenvolvidos em 960 horas.
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1) Disciplinas Obrigatórias do Curso
Estudo de Problemas Educacionais da Amazônia (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Amazônia no contexto nacional e internacional. A Educação na Amazônia: suas bases epistemológicas, históricas e filosóficas. A Educação Superior na Amazônia. A Educação Básica na Amazônia. Financiamento da Educação na Amazônia. Discussões teóricas e epistemológicas que potencializem estudos sobre os Problemas Educacionais da Amazônia. Estudos de Propostas educacionais na Amazônia contemporânea.
Atelier de Pesquisa I (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Tema e objeto de estudo; definição do problema e objetivo da pesquisa. Orientação em grupo e individual. Discussão coletiva dos projetos.
Atelier de Pesquisa II (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Descrição detalhada dos métodos, técnicas e instrumentos para obtenção e análise dos dados à serem utilizados nas várias etapas do trabalho de campo e/ou laboratório, incluindo coleta, análise e interpretação dos dados, visando atingir os objetivos propostos. Orientação em grupo e individual. Discussão coletiva dos projetos
Atelier de Pesquisa III (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Desenvolver habilidades de leitura crítica das bases teóricas da tese. Discutir o problema e os objetivos da pesquisa pretendida na tese e sua operacionalização. Promover a construção da base teórica da tese a partir da análise comparativa de textos relacionados ao tema, com discussões profundas sobre os argumentos teóricos e empíricos que os textos trazem.
Atelier de Pesquisa IV (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Os doutorandos elaborarão seus relatórios de qualificação em conjunto com seu orientador acadêmico. A avaliação final da disciplina consiste da finalização do Relatório de Qualificação e da aprovação em banca de defesa, tal como explicitado no Regulamento.
Vivência no Grupo de Pesquisa I (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Na disciplina VIVÊNCIA I em Grupo de Pesquisa ocorrerão os seminários de orientação de Tese. Esta disciplina demanda que os doutorandos frequentem espaços de discussão de pesquisas, projetos e estudos teóricos e metodológicos proporcionados pelos grupos de pesquisa ao qual o projeto de tese esteja vinculado, conforme as orientações definidas pelo orientador.
Vivência no Grupo de Pesquisa II (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Na disciplina VIVÊNCIA II em Grupo de Pesquisa ocorrerão os seminários de orientação de Tese. Esta disciplina demanda que os doutorandos frequentem espaços de discussão de pesquisas, projetos e estudos teóricos e metodológicos proporcionados pelos grupos de pesquisa ao qual o projeto de tese esteja vinculado, conforme as orientações definidas pelo orientador.
Vivência no Grupo de Pesquisa III (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Na disciplina VIVÊNCIA II em Grupo de Pesquisa ocorrerão os seminários de orientação de Tese. Esta disciplina demanda que os doutorandos frequentem espaços de discussão de pesquisas, projetos e estudos teóricos e metodológicos proporcionados pelos grupos de pesquisa ao qual o projeto de tese esteja vinculado, conforme as orientações definidas pelo orientador.
Vivência no Grupo de Pesquisa IV (1 crédito; 15 h.)
Ementa: Na disciplina VIVÊNCIA II em Grupo de Pesquisa ocorrerão os seminários de orientação de Tese. Esta disciplina demanda que os doutorandos frequentem espaços de discussão de pesquisas, projetos e estudos teóricos e metodológicos proporcionados pelos grupos de pesquisa ao qual o projeto de tese esteja vinculado, conforme as orientações definidas pelo orientador.
Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual
2) Atividades Obrigatórias
Qualificação da Tese (6 créditos; 90 h.)
Ementa: Apresentação do Relatório de Qualificação para apreciação em banca examinadora, tal como explicitado no Regulamento.
Elaboração/Defesa da Tese (12 créditos; 180 h.).
Ementa: Apresentação do Relatório de Tese para avaliação em Banca Examinadora, conforme o determinado no Regimento Interno do Programa.
3) Disciplinas Obrigatórias de Linha
LINHA 1 - Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo na Amazônia (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Promove incursões investigativas sobre a educação na Amazônia, privilegiando os estudos sobre a formação inicial e continuada de educadores realizada por instituições amazônicas, discutindo as bases epistemológicas, históricas e filosóficas que consubstanciam essa formação, os processos envolvidos na profissionalização e na práxis pedagógica dos docentes. Articula as questões referentes à formação do educador amazônico e sua práxis pedagógica ao debate curricular sobre a produção e distribuição social dos conhecimentos, as políticas de currículo, aos fazeres curriculares, mais particularmente da educação básica e de suas modalidades.
LINHA 2 - Políticas Públicas Educacionais: Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Estuda a construção social dos direitos educativos que visam à democratização da educação, em diferentes espaços e instâncias: nos sistemas e instituições escolares, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil. Estuda ainda as determinações e características das políticas públicas de educação básica e superior, bem como a gestão dos sistemas de ensino e de unidades escolares. Abrange estudos sobre Estado, políticas, legislação, administração, financiamento e avaliação da educação, compreendendo questões de acesso, permanência e formas de participação. Abrange estudos sobre Trabalho e Educação, a produção das desigualdades sociais e a luta por políticas educacionais para classe trabalhadora.
LINHA 3 - Linguagem, Educação e Relações com o Saber (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Processos de produção, organização, mobilização, formalização e legitimação de saberes: a relação entre o prescrito e o renormatizado. Heterogeneidade, identidade e ensino de língua e linguagens nas escolas. Saberes e Linguagem em processos de trabalho e profissionalização. Ensino-aprendizagem e a relação com o saber. Políticas linguageiras na educação brasileira.
4) Disciplinas Optativas
Teorias, Políticas e Práticas Curriculares (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Privilegia formas de análise e investigação sobre teorias, políticas e práticas curriculares. Entende o currículo como processo cultural de significação definido por relações de poder que atravessam a produção, organização, seleção e distribuição de conhecimentos em diferentes instâncias sociais, escolares ou não.
Saberes, Processos de Escolarização e Formação Humana na Amazônia (4 créditos; 60 h.)
Ementa: A relação trabalho e processos de produção de saberes. Saberes do trabalho, integração e práticas pedagógicas. Saberes prescritos e saberes renormatizados em contextos de formação profissional. Saberes experienciais e saberes escolares. Conhecimento e a relação com o saber.
Práxis Pedagógica na Escola Contemporânea (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Promove estudos sobre os fundamentos filosóficos, sociológicos e epistemológicos das diferentes práticas pedagógicas e os possíveis articuladores de uma prática que construa uma comunidade de aprendizagem colaborativa. Debate as funções sociais da escola. Problematiza a relação entre Educação e Cidadania. Investiga a relação entre Ensino Escolar e Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento, enfatizando temas como Informação e Conhecimento; Conhecimento e ação docente; Redes de conhecimento e de significados na prática pedagógica. Problematiza as práticas pedagógicas enfatizando as dimensões: técnica: processo-produto; heurística: processo de criação e de transformação de significados; Dimensão ética: qualidade dos processos (qualidade, valores, tolerância). Reflete sobre as Redes de Comunicação e de Colaboração na Escola e na Comunidade, dando visibilidade para os temas: Sociedade em rede; Promessas e Perigos da tecnologia digital; e Ciberespaço, Ensino e Aprendizagem.
Fundamentos, Tendências Pedagógicas e Metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Resgate dos fundamentos e tendências pedagógicas que sustentam os processos de ensino e de aprendizagem de ciências e de matemática na contemporaneidade. Análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a algumas das concepções atuais acerca do Ensino e da aprendizagem de Ciências e Matemática; A relação teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem das ciências. A didática para o ensino de ciências e matemática; Metodologias alternativas para o trabalho com ciências e matemática na escola; Pressupostos teóricos e sua importância para a compreensão e reformulação da prática pedagógica e da reelaboração da teoria. A prática como instância epistemológica da construção de conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
Formação Inicial e Continuada de Professores (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Aborda questões de natureza ética, política e educacional da formação docente inicial e continuada, bem como o seu processo de profissionalização e organização, os saberes e práticas desenvolvidas por esses profissionais e questões multiculturais e interculturais ligadas à docência.
Financiamento e Controle Social dos Gastos Públicos em Educação Básica no Brasil e na Amazônia (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Aspectos histórico-conceituais e políticos do financiamento da educação básica no Brasil. O financiamento da educação brasileira na legislação: a vinculação Constitucional; a política de fundos. A política de descentralização financeira para a Escola. O financiamento da educação e a relação público-privado. Orçamento público, processo de prestação de contas e Controle social dos gastos públicos na educação básica. A Educação básica de qualidade, padrões mínimos e o custo-aluno-qualidade inicial (CAQi). As pesquisas em financiamento da educação na região norte: análises produzidas e contribuições ao debate.
Epistemologia da Pesquisa em Políticas Educacionais (4 créditos; 60 h.)
Ementa: As diversas abordagens de pesquisas em Políticas Educacionais. As lacunas e as possibilidades de avanço nos estudos sobre as Políticas Educacionais à luz de contribuições da Sociologia da Educação contemporânea. Basil Bernstein e as potencialidades de suas reflexões para as análises das dimensões macro, meso e micro das políticas educacionais. As contribuições de Pierre Bourdieu para o estudo das políticas educacionais.
Educação, Trabalho e Sociedade (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Concepções clássicas de trabalho. A relação entre trabalho e educação e o trabalho como princípio educativo. Mudanças no mundo do trabalho e os impactos na educação. Mediações entre as relações de produção no capitalismo e a prática social educacional. Fundamentos da pedagogia do trabalho. Concepções e estratégias de formação do trabalhador.
Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Ação Pedagógica (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Reflexão crítica sobre a História e os conceitos da Alfabetização e do Letramento estabelecendo relação entre eles. Análise da leitura e da escrita no processo de alfabetização. Estabelecimento de relações entre a fonologia e a linguagem escrita. A fonetização da escrita. Estudo das práticas construtivas de ensino na alfabetização e letramento. Análise das múltiplas facetas e concepções de ensino. Modos de organização do trabalho de alfabetização para o professor e para o pedagogo.
Políticas de Educação Integral no Brasil e na Amazônia (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Educação integral em tempo integral no Brasil e na Região Amazônica: experiências, conflitos, perspectivas e o seu conceito contemporâneo. As políticas indutoras do Estado para a Educação Integral na região Norte. Educação integral em tempo integral: concepções e práticas escolares. Outros tempos, espaços e territórios educativos para garantir o direito de aprender. As artes, os esportes e a cultura como campos integradores na Educação Integral. Educação Integral e a realidade amazônica.
Linguagens Mediáticas na Comunicação Educativa (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Estudo das linguagens e sua relação com as mídias: as três grandes idades. Os meios de comunicação e a construção da realidade: as leituras da mídia. A mediação tecnológica em espaços educativos: a produção do sentido provocando a aprendizagem. Linguagens mediáticas na comunicação educativa: o jornal, o rádio, a televisão e o computador/internet no contexto escolar. Imaginação e comunicação. Autonomia do gosto na expressão.
História da Educação no Brasil e na Amazônia (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Discute a historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira e na Amazônia e as particularidades dos diferentes tempos e espaços da história da pedagogia e da educação, abordando os marcos teóricos e metodológicos da pesquisa e da historiografia da educação; perfaz sua gênese e os seus fundamentos, tendo como campo de investigação as interfaces entre história da educação e outros campos do conhecimento; trata dos conteúdos vinculados às reflexões em torno das relações entre educação, história, memória , cultura, cultura escolar e a sociedade brasileira contemporânea.
Fundamentos Epistêmicos do Campo do Currículo no Brasil (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Reflete as fundamentações epistemológicas sob as quais se constituem as perspectivas teórico-metodológicas do campo do currículo no contexto da história da educação brasileira; analisa a formação do currículo enquanto campo epistemológico das pesquisas da área de educação; discute a educação brasileira sob o viés da história do currículo; examina as reformas educacionais e políticas curriculares quanto aos seus efeitos na escolarização e processos de subjetivação; instiga debates contemporâneos envolvendo o campo do currículo e da história da educação no Brasil.
Currículo e Cultura Escolar (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Currículo. Conhecimento oficial. Conhecimento poderoso. Disciplinas e integração curricular. Política curricular. Cultura Escolar. A cultura escolar como objeto historiográfico. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Ideologia, cultura e currículo.
Educação: Tecnologias e Comunicação no Desenvolvimento de Processos de Formação Humana, Perspectivas no Contexto Amazônico (4 créditos; 60 h.)
Ementa: Educação nos novos contextos de interação social, ciberespaço, cibercultura, novos paradigmas de ensino e aprendizagem na sociedade em rede, a função dos recursos tecnológicos e a sua apropriação no tempo e espaço, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); programas educativos e produção de material didático na Amazônia.