POLO BELÉM
EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: OS SIGNIFICADOS DE ESCOLA JUSTA PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ E A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA.
Coordenador (a): Dinair Leal da Hora (UFPA)
Descrição: Neste projeto iremos questionar a justiça e as desigualdades, com incidência particular no modo como se (des)multiplicam no contexto educativo, tendo presente que a educação mobiliza diferentes registros quer valorativos que apelam ao mérito, quer estatutários que obrigam ao respeito por determinados princípios (como o da igualdade de acesso ao bem educativo), quer como expressivos, que favorecem o desenvolvimento e a autonomia dos jovens. Objetivo Geral: Analisar os significados de escola justa atribuídos por estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado do Pará, articulando-os à organização institucional a partir das concepções desses sujeitos sociais. Objetivos Específicos: a) Discutir os conceitos de justiça relacionados à educação, que estão sendo discutidos teoricamente; b) Averiguar o significado que estudantes do ensino médio público e privado do Estado do Pará atribuem para justiça; c) Apurar as concepções a respeito de escola justa dos estudantes do ensino médio de escolas paraenses; d) Discutir as possibilidades de organização escolar, considerando os significados de escola justa atribuídos pelos estudantes.
Período: 2020 – Atual
SABERES SOCIAIS, EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ - ENTRE O SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO) E O NÃO-SOME
Coordenador (a): Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA)
Descrição: Buscamos investigar como se realiza dialeticamente, nos processos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá, e o Não-SOME, a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio? Fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada? E as metamorfoses do mundo do trabalho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspectivas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.
Período: 2018 – Atual
EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenador (a): Gilmar Pereira da Silva (UFPA)
Descrição: O PROCAD/AMAZÔNIA intitulado Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores, ora apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica? PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica? NEB da Universidade Federal do Pará, em cooperação com o Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, assenta-se no contexto socioeducacional da Região Amazônica onde a educação básica, especificamente nos estados do Pará e do Acre, apresenta indicadores de alarmante insucesso e frágil oferta escolar, destacadamente, por contar altos indicadores de distorção idade-série, reprovação e abandono escolar. Com a intenção de articular-se aos objetivos da Capes, expressos no Edital Nº 21/2018 de, entre outros, ?Promover a consolidação dos PPGs nota 3 dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de forma a estimular o aumento da nota dos cursos [...] Ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e a produção científico-acadêmica nos estados da Região Norte e Maranhão [...] Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira?, associa-se aos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidade Federal do Paraná, já devidamente consolidado com a nota 5, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, com nota 3, cujas linhas de pesquisa coadunam-se com a proposta aqui apresentada, atendendo aos critérios estabelecidos no Edital. O projeto Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores está organizado em três eixos temáticos, estruturados em torno das áreas consolidadas pelos pesquisadores dos programas envolvidos e que devem abrigar um conjunto de subprojetos com foco na educação básica, sua concepção, formulação, execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e práticas pedagógicas e o financiamento para esse nível de ensino...
Período: 2018 – Atual
PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: HISTÓRIA, POLÍTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE CULTURAL
Coordenador (a): Helena Cristina Guimaraes Queiroz Simões (UNIFAP)
Descrição: Descrição: O projeto analisa a educação na Amazônia nas dimensões da história, da política, da formação de professores e da diversidade cultural. Articula docentes e discentes de três instituições (UNIFAP, UFPA e UERR). Tem como questão problema central investigar como se configura a educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, bem como nas dimensões da formação de professores e sua relação com a diversidade cultural? Objetivo do projeto é contribuir para a consolidação e fortalecimento da pesquisa, da graduação e da pós-graduação na região. A cooperação proposta busca contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Compreendemos que um dos fatores necessários para o desenvolvimento e consolidação da área educacional na Região Norte consiste na qualificação e aprimoramento de equipes de pesquisa, bem como formação de recursos humanos de alto nível por meio do fortalecimento de programas de pós-graduação, que ao atuarem em cooperação, promoverão a ampliação do número de publicações, mobilidade institucional, oferecimentos de disciplinas, realização de pesquisas conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. O projeto será desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, UFPA e UERR. A Instituição promotora é a UNIFAP sob a coordenação da Profa. Dra. Eugenia da Luz Silva Fortes. A Instituição Associada I é a UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves. A Instituição Associada II é a UERR sob a coordenação da Profa. Dra. Alessandra Pertenella. Participam do projeto como pesquisadores 12 professores da UNIFAP; 13 professores da UFPA e 11 professores da UERR, todos vinculados aos programas de pós-graduação em Educação...
Período: 2018 – Atual
GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Maria de Fátima de Matos Souza (UFPA)
Descrição: O grupo GPPGAE tem por objetivo contribuir com estudos sobre as Políticas Públicas e Avaliações Educacionais, e seus reflexos na Gestão de Sistemas e Unidades de Ensino. A motivação deste grupo está relacionada a realidade da Educação Básica na região Amazônica em geral e no Estado do Pará, em particular. Essa realidade tem mostrado que a oferta da Educação Básica pelo poder público é precária e essa precariedade está relacionada as três categorias que serão estudas nesse grupo, que é: as políticas educacionais, avaliação da educação e a gestão escolar. Esperamos que através dos estudos e pesquisas o grupo contribua com a melhoria da Educação na Amazônia...
Período: 2018 – Atual
A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASICA NA PERSPECTIVA DAS ANÁLISES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO DA REGIÃO NORTE
Coordenador (a): Mark Clark Assen de Carvalho (UFAC)
Descrição: A proposta do estudo é a de mapear, identificar, e analisar volume de produção acadêmica (teses de doutorado e dissertações de mestrado) no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte que abordam a temática da valorização profissional do magistério partindo-se de uma compreensão mais ampliada do tema que envolve a formação na perspectiva da formação inicial e continuada, planos de cargo, carreira e remuneração dos professores e condições de trabalho. A perspectiva que orienta o estudo é a produção de um “estado da arte” destas produções com vistas a identificar como a questão da valorização dos professores é analisada sob diferentes abordagens nesses estudos e se essas abordagens exercem algum impacto junto às redes públicas de ensino da região sobretudo no que diz respeito às ações de formação continuada dos professores e na melhoria dos indicadores de rendimento da escola básica relativamente aos resultados que referem qualidade. A abordagem centra-se inicialmente no arcabouço jurídico normativo existente e trata da valorização dos professores do magistério da educação básica como é o caso da Constituição Federal de 1988, que pela redação dada pela Emenda Constitucional número 19 estabelece que é de responsabilidade dos entes federados, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, formular ou revisar os planos de carreira dos profissionais do magistério da educação básica; a atual LDB (Lei 9.394/96); as leis que, respectivamente, instituíram a política de fundos como é o caso da Lei 9424/96 que criou o FUNDEF e a Lei 11.494/2007 que regulamenta o FUNDEB, a Lei 11.738/2008 que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais da educação do magistério público da educação básica; a Resolução CNE/CEB 02/2009 que fixa as diretrizes nacionais para os planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica e a lei 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências, e mais recentemente a aprovação da PEC 15/2015 que converte o FUNDEB em um fundo permanente de manutenção e desenvolvimento da educação. O lócus da pesquisa será ambientado junto à nove programas de pós-graduação em educação da Região Norte, tomando como marco temporal o ano de 2009 com a projeção de estender a análise por duas décadas...
Período: 2020 – Atual
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS PARAENSES: OS PROCESSOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇAO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇAO DA REGIAO METROPOLITANA DE BELÉM (2014-2010)
Coordenador (a): Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA)
Descrição: O Projeto se dedica a estudar os processos de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Belém, aprovados a partir de 2015, para analisar a efetivação das metas comprometidas, a participação social no monitoramento e a efetivação do Plano nacional de Educação/2014 nos entes federados...
Período: 2020 – Atual
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Coordenador (a): Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno (UFPA)
Descrição: Na virada do século XIX para o século XX, quando o Brasil deixou de ser uma Monarquia e passou a se organizar como República, alterando — embora não radicalmente — algumas formas de gerir a coisa pública, o país passou a experimentar gradualmente aspectos modernizantes em seu cotidiano, com ruas iluminadas, preocupação com a saúde e a higiene públicas, a incorporação de avanços científicos e tecnológicos importantes, implementação de uma nova forma de instrução pública, inclusive em termos de seus edifícios, métodos e materiais didáticos, além de mudanças estruturais, passando de uma economia fundada na força de trabalho escrava para uma economia baseada no trabalho assalariado. Além disso, o café ainda se mantinha como a cultura básica, definidora dos marcos de nossa exportação, com importância crescente desde meados do século XIX; No plano político, mesmo com a conquista de um dos principais intentos dos republicanos — o federalismo —, não foi possível, pelo menos imediatamente, garantir a unidade política capaz de apaziguar ânimos e atender interesses tão diversos como os dos segmentos que apoiaram a queda da Monarquia. Se nas cidades, a nascente classe média e os setores profissionais liberais advogavam uma sociedade mais democrática, com ampla participação política, na área rural os fazendeiros lutavam por maior influência dos estados nas decisões políticas nacionais, diminuindo o poder central e ignorando a participação das classes subalternas e setores populares. A terceira via, representada pelos militares, defendia um estado forte e um governo centralizado, reprovando a participação popular na vida do país. Entretanto, a instauração de um pacto oligárquico, inicialmente na forma da política dos governadores, resolveu as controvérsias, possibilitando aos estados um governo autônomo em troca de apoio às iniciativas presidenciais. Para Campos Sales, presidente da República à época, isso se justificava porque “é de lá [dos estados] que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam, agitadas, nas ruas da capital da União.” (apud CARVALHO: 2000). Por outro lado, o envio de jovens oriundos de famílias abastadas para estudar nos países estrangeiros era visto como uma quase imposição diante da precariedade das instituições formadoras existentes no país. As novas exigências de ordem política, econômica e cultural estavam a demandar recursos humanos capazes de fazer frente aos desafios de um país que almejava o ingresso imediato no mundo desenvolvido. Nesse sentido, a educação se constituía no instrumento mais eficaz para a adaptação da recém-criada República nas premissas da ordem e do progresso; É nessa concorrência de acontecimentos que a instrução pública passa a representar a redenção nacional. O novo regime se impunha, então, a missão essencial da formação da nacionalidade e a transformação de seus cidadãos em patriotas civilizados e modernos para atender aos anseios da República nascente...
Período: 2018 – Atual
EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenador (a): Ronaldo Marcos de Lima Araújo (UFPA)
Descrição: O PROCAD/AMAZÔNIA intitulado Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores, ora apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica – NEB da Universidade Federal do Pará, , em cooperação com o Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, assenta-se no contexto socioeducacional da Região Amazônica onde a educação básica, especificamente nos estados do Pará e do Acre, apresenta indicadores de alarmante insucesso e frágil oferta escolar, destacadamente, por contar altos indicadores de distorção idade-série, reprovação e abandono escolar. Com a intenção de articular-se aos objetivos da Capes, expressos no Edital Nº 21/2018 de, entre outros, “Promover a consolidação dos PPGs nota 3 dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de forma a estimular o aumento da nota dos cursos [...] Ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e a produção científico-acadêmica nos estados da Região Norte e Maranhão [...] Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira”, associa-se aos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidade Federal do Paraná, já devidamente consolidado com a nota 5, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, com nota 3, cujas linhas de pesquisa coadunam-se com a proposta aqui apresentada, atendendo aos critérios estabelecidos no Edital;O projeto Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores está organizado em três eixos temáticos, estruturados em torno das áreas consolidadas pelos pesquisadores dos programas envolvidos e que devem abrigar um conjunto de subprojetos com foco na educação básica, sua concepção, formulação, execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e práticas pedagógicas e o financiamento para esse nível de ensino..
Período: 2018 – Atual
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL NO AMAPÁ
Coordenador (a): Norma Iracema de Barros Ferreira (UNIFAP)
Descrição: O projeto pretende analisar desdobramentos da Reforma de Ensino operada pela Lei 5.692/71 no âmbito do então Território Federal do Amapá. Considerar-se-á o interregno de 20 anos (1976-1996), tendo como marco inicial a conclusão das primeiras turmas de egressos dos cursos técnico, em nível do então 2º Grau. Trata-se de pesquisa qualitativa que, baseada em entrevistas com os egressos, investigará em que medida esses sujeitos desenvolvem atividades laborais decorrentes da formação recebida...
Período: 2019 – Atual
POLO MANAUS
A CONTRADIÇÃO EM PROCESSO: POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenador (a): Arminda Rachel Botelho Mourão (UFAM)
Descrição: O Projeto tem como objetivo analisar as Políticas Públicas de Educação Básica na atualidade, resgatando o processo de configuração destas Políticas no decorrer da história. Para tal pretendemos estabelecer um processo comparativo com as propostas de Políticas pensadas pelos movimentos sociais. O recorte que faremos refere-se aos Governos de Temer e Bolsonaro, visto que são duas propostas de Políticas encabeçadas por representantes do grande capital. Os movimentos sociais que nos propomos analisar referem-se ao movimento de professores da Educação Básica e aos movimentos empreendidos no contexto rural. Optamos por trabalhar com os sindicatos, embora não possamos deixar de lado os movimentos que representam pleitos que não estão ligados diretamente a questão do trabalho, mas que são forjados em função dos processos discriminatórios existentes na sociedade. Nos ancoramos no materialismo histórico e dialético, entendendo que o processo de atividade humana é histórico e dialético. As categorias centrais do método são: trabalho; práxis; mediação; hegemonia; contradição; totalidade; reprodução. Outras categorias que pretendemos analisar referem-se aos movimentos sociais e as políticas sociais públicas. E, à medida em que o processo analítico ocorre novas categorias surgem. Pretendemos utilizar a ferramenta tecnológica N vivo, que permitirá extrair dos documentos categorias necessárias a análise das políticas. É importante destacar que consideramos documento todo material escrito, inclusive as entrevistas transcritas. Os passos que percorreremos são: Levantamento bibliográfico; Levantamento de teses e dissertações que façam alusão aos movimentos sociais e as políticas educacionais para a educação básica; Compilação das leis, decretos, projetos que se referem às políticas educacionais; Compilação dos documentos do FMI, OCDE, BANCO MUNDIAL; Compilação das notícias sobre o movimento de professores e dos trabalhadores rurais em jornais; Compilação de documentos junto ao Sindicato dos trabalhadores em educação e à Federação dos trabalhadores rurais; Entrevistas com as lideranças dos movimentos; Questionários para a base dos movimentos; Compilar fotografias que ilustrem os movimentos sociais.
Período: 2020 – Atual
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS PUBLICAS DO AMAZONAS E O TRABALHO DOCENTE
Coordenador (a): Selma Suelly Baçal de Oliveira (UFAM)
Descrição: O impacto social do uso das tecnologias da informação e comunicação como apoio nos processos educativos dos sistemas de ensino, ainda, são escassos de analises tanto no campo das políticas públicas quanto no que se refere as condições de trabalho e as dificuldades apontadas pelos professores para o uso das TIC. Este dado e possível de ser constatado através de pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas; Em uma dessas pesquisas (MELO NETO, 2005), o caminho utilizado foi verificar se existia no Amazonas políticas públicas para o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas da rede pública com identidade própria, de forma contextualizada, ou caracterizava-se apenas pela operacionalização dos programas federais. Foi constatado então a ausência de políticas voltadas para esta área no estado. Isto resultava em subutilizar os recursos disponíveis, pois a simples operacionalização dos programas nacionais revelou-se em um descompasso para as escolas públicas por não atender a demanda e nem as necessidades especificas, gerando apenas mais desigualdade e exclusão...
Período: 2020 – Atual
POLO SANTARÉM
A EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTAREM/PA: SISTEMATIZAÇÃO E ANALISE DE INDICADORES COMO APORTE HISTÓRICO PARA POLITICAS PUBLICAS
Coordenador (a): Anselmo Alencar Colares (UFOPA)
Descrição: Similar ao apresentado no item 1 (História e Memória da Educação Escolar na Amazônia) está pautada na minha trajetória profissional e acadêmica, desde a dissertação de mestrado (1998) voltada para os estudos regionais, com o cuidado de compreender o singular em sua relação com o geral. Daí decorre a problematização sobre a Região Metropolitana onde resido (constituída por três municípios: Santarém; Mojuí dos Campos e Belterra) quanto ao que ela representa efetivamente para a educação básica pública, consoante as ações integradas previstas no projeto de criação e anunciadas na página oficial do município de Santarém, sua sede. A pesquisa objetiva analisar historicamente os indicadores educacionais dos municípios que compõem a RMS/PA correlacionando-os aos processos de gestão das políticas públicas implementadas visando a melhoria da educação básica. Tem como objetivos específicos: Sistematizar os Indicadores Educacionais para a composição de dados gerais relativos a esta Região Metropolitana, incluindo séries estatísticas históricas; conhecer e descrever o planejamento das atividades desenvolvidas pelas Secretarias e Conselhos municipais de educação da RMS/PA e relacionar analiticamente as dificuldades enfrentadas e as alternativas encontradas pelos gestores na implementação da política de educação.
Período: 2019 – Atual
A IMPLEMENTACÃO DA EDUCACÃO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTAREM/PA: IDENTIFICACÃO E ANALISE DAS SINGULARIDADES, COM VISTAS AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO
Coordenador (a): Maria Lília Imbiriba Colares (UFOPA)
Descrição: A pesquisa objetiva analisar como a política nacional de educação integral está sendo implementada na Região Metropolitana de Santarém/PA (que compreende três municípios), identificando os facilitadores e os entraves que interferem no desempenho dos programas em escolas públicas da educação básica. Está sendo utilizada a metodologia de estudos de implementação de programas sociais, com aplicação de questionários as equipes gestoras e de professores sobre a ampliação de tempos, e dos espaços, bem como sobre a realização de atividades articuladas ao projeto político pedagógico das escolas que aderiram a programas indutores de educação integral. Serão também buscadas informações juntas as secretarias de educação (responsáveis pelas redes municipais de Santarém, Mojui e Belterra) e a 5a Unidade Regional de Ensino (responsável pelas escolas da rede estadual). Como resultado esperado acreditamos oferecer contribuições para o aprimoramento do processo de implementação da educação integral, tendo em vista o cumprimento das metas estabelecidas nos planos educacionais de ampliar o número de escolas em tempo integral. Por ser um estudo centrado em uma Região Metropolitana almejamos também contribuir para a melhor compreensão e busca de soluções aos problemas educacionais que afetam conjuntamente aos municípios e, desta forma, oferecer subsídios para a elaboração/execução/revisão de políticas públicas educacionais. Até o mês de abril de 2020 temos 8 subprojetos - mestrandos, doutorandos, trabalho de conclusão de curso e iniciação cientifica/Pibic -, vinculados ao projeto.
Período: 2019 – Atual
EDUCAÇÃO INTEGRAL: DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO À POLITECNIA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO
Coordenador (a): Antonio Carlos Maciel (UNIR)
Descrição: A pesquisa tem por objetivo revisitar a definição do conceito Trabalho como princípio educativo para a formulação do conceito politécnica como princípio pedagógico a fim de fundamentar epistemologicamente a concepção de educação integral sob a perspectiva histórico-crítica...
Período: 2019 – Atual
POLO PALMAS
PESQUISA COLETIVA: MEMÓRIA E HISTÓRIA DO PET PEDPALMAS
Coordenador (a): Rosilene Lagares (UFT)
Descrição: A pesquisa tem por objetivo sistematizar a história do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (PET PedPalmas), implantado em 2007...
Período: 2020 – Atual